Programa do Google permite localizar amigos pelo celular

Monitores CID Vila Yolanda

O Google lançou nesta quarta-feira (4) um software que permite que os usuários de celulares e outros dispositivos móveis possam compartilhar automaticamente sua localização com a família e amigos.


Usuários em 27 países, incluindo no Brasil, poderão tornar pública sua localização no mapa por meio do programa Google Latitude. Controles permitem que os usuários selecionem quem recebe a informação. É possível também desligar o serviço a qualquer momento, informou o Google em seu site.

"Diversão à parte, reconhecemos a sensibilidade dos dados de localização, então criamos controles de privacidade dentro do aplicativo", afirmou o Google.

"Você não somente controla exatamente quem pode ver sua localização, mas também decide que locais eles podem ver." O paradeiro de amigos pode ser acompanhado em mapa do Google, seja por celular ou por meio do computador.

O novo serviço da empresa é similar a um oferecido pela Loopt. Operadoras de telefonia dos Estados Unidos como a Verizon Wireless e Vodafone já oferecem serviço da Loopt, que também funciona com o iPhone da Apple.

O Latitude funciona em celulares Blackberry e aparelhos que executam o sistema Symbian S60 ou Windows Mobile. Alguns celulares com sistema Android, criado pelo Google, também são compatíveis.

O Google informou que eventualmente o serviço poderá ser executado no iPhone e iTouch e em muitos celulares da Sony Ericsson.

Em 2005, o Google comprou, mas acabou fechando, um serviço de localização que usava mensagens de texto para avisar usuários de celulares sobre a proximidade de amigos.

Sites transformam internauta em cirurgião plástico virtual

Monitores CID Vila Yolanda

,


Quem gosta de fazer montagens com fotos mas não tem habilidade (ou paciência) para lidar com softwares complexos pode se divertir com dois sites gratuitos na internet.

O "Monoface" traz um catálogo de cabeças, olhos, narizes e bocas. Esses elementos podem ser combinados para criar novas pessoas - ou possíveis aberrações. O funcionamento é simples: basta clicar sobre uma parte do rosto para alterá-la. O site também apresenta uma galeria com as 759.375 combinações possíveis e oferece o download de um protetor de tela com os rostos criados.


Já o"Flash face" propõe a criação de rostos no estilo "retrato falado". O menu de edição fica à esquerda da tela e permite escolher barba, óculos, nariz e cabelo, entre outras opções. Clique em uma amostra e arraste-a até a área de trabalho, à direita.

Cada elemento pode ser esticado e reposicionado para criar a melhor representação do "criminoso". O "Flash face" permite salvar os retratos e também imprimir - basta clicar nos botões do menu à direita.